Nos últimos anos passamos a acompanhar os “encurtamentos” de casas e apartamentos residenciais e, segundo alguns estudos, a tendência é que as moradias fiquem ainda menores nos próximos 10 anos. Ao comparar os apartamentos de antes com os de hoje, você percebe facilmente essa “falta de espaço”. 

As residências de hoje estão exigindo cada vez mais móveis versáteis e planejados para otimizar o espaço e proporcionar o desejado conforto. E para as famílias que desejam crescer, o quarto do bebê precisa acompanhar essa “evolução”,  proporcionando comodidade e segurança, seja dentro de um pequeno quarto ou apartamento. 

Neste texto, você vai conhecer as vantagens dos móveis versáteis para o quarto do bebê e dicas de reaproveitamento.

Está pensando no futuro do seu bebê? Entre em contato conosco e conheça a nossa loja. Nós da Yuk’s apoiamos o desenvolvimento saudável, sustentável e feliz do seu filho e preocupamos com os pequenos detalhes.

Quais são os primeiros itens que preciso para o quarto do bebê?

Muitas mamães e papais de primeira viagem questionam o que precisam comprar para mobiliar o quarto do bebê. Muitos pensam apenas no básico: berço, armário e fraldário. E não estão errados em pensar apenas no básico, mas é essencial que junto deste “básico” venha a segurança, o conforto, a projeção para o futuro e a versatilidade.

Separamos 4 tópicos importantes para começar o quartinho do seu filho, confira:

Segurança

O bebê precisa de atenção 24h por dia. Nos primeiros meses, ele fica mais no colo, berço e outros suportes, mas quando começa a descobrir o mundo e “desbravar” o seu próprio quarto, o bebê começa a explorar cada cantinho e, mesmo que você ainda esteja grávida, é importante considerar a segurança futura do seu filho, ou seja, pensar a longo prazo.

Móveis versáteis podem proporcionar segurança quando acompanham as fases do bebê e estão adaptados para a sua vivência e dia a dia. A ideia é incluir no quartinho do bebê um berço que, futuramente, seja uma caminha e não comprar logo de cara uma cama para o seu recém-nascido. 

O berço do bebê, por exemplo, pode e deve durar 3 anos. Inclusive, estudos recentes mostraram que o bebê precisa dormir no berço nos primeiros anos de vida. Dormir na cama, seja na dele ou na dos pais, pode afetar a saúde da criança e fazer com que ela não alcance o sono profundo necessário.

O berço, por outro lado, é o lugar onde o bebê passa a maior parte do tempo, logo é o lugar onde se sente mais seguro, então é importante investir em um berço que estimule esse sentimento de segurança na criança. Neste caso, quando você compra um móvel que, futuramente ainda fará parte da vida dele, você prolonga o bem-estar emocional e físico do seu filho ou filha. 

Iluminação

Pode parecer banal, mas pensar a maneira como iluminar o quarto do seu bebê pode ajudar em dois fatores: a distribuição dos móveis, ou seja, harmonização do ambiente e, o mais importante, a saúde do bebê.

Evite usar luz direta, aquelas que iluminam um ponto específico e propaga foco e atenção. Luzes indiretas, desde que suaves e difusas, são as mais indicadas para o quarto do bebê. A luz difusa é aquela que sai de um ponto central, se espalha sem incomodar e consegue produzir a luminosidade necessária no ambiente. É o caso dos abajures, luzes de LED e luzes centrais.

A luz difusa é parceira dos móveis versáteis, afinal elas podem complementar a decoração e ajudar a organizar o espaço com conforto e suavidade. 

Mobilidade

Apesar de existirem apartamentos e quartos pequenos, a mobilidade também precisa existir. Falta de espaço não precisa ser sinônimo de desconforto. O quarto do bebê, geralmente, é aquele quarto menor da casa ou apartamento, o que é justificável, afinal é um novo membro da família e ocupa menos espaço do que dois adultos, por exemplo.

Portanto, não podemos esquecer que o menor quarto precisa receber móveis versáteis para melhor distribuir e de fato atender as necessidades do bebê. Você consegue trocá-lo sem esbarrar nas coisas? O berço fica ventilado? A mobilidade e a disposição dos móveis também podem gerar qualidade de vida e facilidade para tarefas diárias.

Conforto 

Inserir vários móveis no quarto do bebê sem um planejamento prévio e sem versatilidade pode afetar diretamente no conforto e na tranquilidade familiar. O quarto do seu filho precisa ser agradável para ele e para os demais, ser bem ventilado, iluminado e seguro.

Geralmente, nos preocupamos com várias questões e deixamos de lado o mais primordial de todas: o conforto diário do bebê no seu próprio ambiente.

Quais são as vantagens de mobiliar o quarto do bebê com móveis versáteis?

Ficou curioso ou curiosa com as vantagens da mobília versátil? Separamos 3 vantagens fundamentais para construir e consolidar de uma vez essa ideia. Confira:

Projetando o futuro do seu filho ou filha 

Acho que já ficou bastante definido que os móveis versáteis acompanham o crescimento do seu bebê, certo? Sim. Além de projetar o futuro da criança, você vai economizar, afinal você não vai trocar imediatamente um berço por uma cama e, logo em seguida, uma cama infantil por uma cama comum.

Você pode optar pelo berço mais incrível do mercado, mas você já pensou na comodidade dele, ou melhor, na versatilidade dele durante a jornada de crescimento do seu bebê? Por mais incrível que pareça um berço convencional, aconselhamos que você pense bastante antes de fechar uma compra, afinal projetar o futuro é necessário quando chega um novo bebê.

Maior aproveitamento do quarto para o bebê

Quando o seu bebê nascer, ele vai precisar dormir bastante, mas logo nos próximos meses, ele vai precisar interagir com a realidade a sua volta para se desenvolver física e intelectualmente. Móveis versáteis podem proporcionar esse momento rico e necessário. Você pode comprar um berço que consiga se transformar em uma cama e, além de cama, fornecer alguns atrativos lúdicos, como: escorregador, escadinhas, brinquedos de encaixar e outros. A imaginação é a sua maior aliada neste momento. 

Móveis como aliados da autonomia

Já pensou em proporcionar ao seu bebê um quarto rico, criativo e atrativo para ele se desenvolver enquanto sujeito ativo? O quarto não precisa ser apenas o espaço para o descanso do seu bebê, ele deve ser também o primeiro ambiente enriquecido dele. Portanto, invista em meios de inserir tapetes decorativos; cômodas planejadas que tenham a mesma altura do bebê; móveis que permitam encaixar brinquedos e ajudar na hora de recolher; berços versáteis que se transformam em futuras “casinhas”.É importante que você invista em móveis versáteis que estimulem a autonomia do seu bebê. 

Dicas de móveis versáteis

Separamos 6 dicas de móveis versáteis para o quarto do bebê e com grande utilidade. Confira:

Berço

O principal móvel do quarto do bebê é o berço. Para quartos pequenos, o ideal é que ele seja pequeno, adaptável, mas sem perder o aconchego. Como o berço, inicialmente, tanto o bebê quanto os pais precisam de uma estrutura segura e facilmente acessível.

Você pode optar por um berço que se transforme em uma pequena cama nos próximos dois anos, ou em uma cama convencional, futuramente. Existem vários modelos de berços versáteis e você pode escolher o que mais combina com o estilo da sua moradia e decoração.

Fraldário

O fraldário é uma ótima opção para ter no quarto do bebê, afinal ele é útil para trocar fraldas e secar a criança após o banho. Contudo, alguns modelos antigos costumam ocupar bastante espaço, pois o fraldário não é apenas uma mesa suspensa, alguns modelos possuem prateleiras e gavetas. Para facilitar o acesso, um fraldário versátil pode se transformar em um armário futuramente. Como? Simples, existem alguns modelos que são suspensos na parede, facilitando a locomoção no ambiente quando não estiver trocando a criança, por exemplo.

Futuramente, quando o bebê deixar a fralda, o antigo “fraldário” pode se transformar em um pequeno armário ou até mesmo uma mesa organizadora. O fraldário pode também compor a parte superior da cômoda e ter dois móveis em um.

Mesinha

A mesinha infantil pode parecer útil apenas para uma fase da vida, mas quando você pensar em uma “mesinha versátil” para o quarto do bebê, você pode considerar o seu uso futuro como uma “mesa de centro” para a sala, ou em qualquer outro ambiente que você consiga inserir um suporte decorativo.

Baú

O baú é excelente para guardar grandes volumes de coisas e, no quarto do bebê, pode ajudar a organizar os brinquedos, roupas e outras coisas. Um baú versátil, por exemplo, pode ser também um recamier, ou seja, um pequeno “sofázinho”. Para o quarto do bebê, o recamier pode ser bastante útil para os pais na hora de brincar com os filhos.

Um baú pode também se transformar em uma mesinha de diversão ou em um fraldário improvisado. Futuramente, ele pode ajudar a organizar os brinquedos maiores ou ser transferido para outra área da casa. 

Cômoda

A cômoda pode ser um suporte para o fraldário, como sugerimos antes, ou você pode optar por uma cômoda neutra e com poucos elementos infantis, assim, você conseguirá aproveitar ao máximo a cômoda durante toda a fase de vida do seu filho. Alguns modelos já acompanham um pequeno armário que, futuramente, o seu filho pode guardar os sapatos ou os brinquedos. Neste momento, a criatividade precisa fazer parte do planejamento.

Estantes

As estantes conseguem ser mais reaproveitadas durante toda fase do seu filho, afinal, são suportes para diversas coisas como: brinquedos, produtos de higiene, luminárias e em alguns casos, roupas. Futuramente, o seu filho pode usá-las para guardar livros, decorações, itens colecionáveis e vários outros objetivos. Incluir estantes no quarto do seu bebê, mesmo que ainda recém nascido, pode te ajudar a poupar espaço e dinheiro futuramente.

Não esqueça de optar por um modelo de estante que o seu filho tenha alcance e ajude na hora de organizar os brinquedos. Essa interação com os móveis é importante para o seu desenvolvimento enquanto sujeito ativo.

Você gostou deste conteúdo? Então acompanhe o nosso blog. Você ainda não conhece a nossa loja virtual? Clique aqui para conhecer os nossos lançamentos e se alguma dúvida aparecer, entre em contato conosco.

Nós da Yuk’s queremos fazer parte deste momento mágico e incrível da sua família: a chegada de um novo membro. E o nosso principal objetivo é vesti-lo com estilo e amor.

X
viewup