Muitas mamães e papais ficam preocupados em como cuidar do bebê durante o processo do nascimento dos primeiros dentinhos. Vários bebês choram com o desconforto, depois passam a querer morder tudo que veem pela frente. Mas quais são os cuidados mais importantes nesse momento? A gente te conta!

Como identificar a dor do nascimento dos primeiros dentinhos?

Em geral, os primeiros dentes dos bebês surgem em torno dos 6 meses de idade. Mas, como o desenvolvimento das crianças é diferente, eles podem surgir entre 3 meses e 1 ano. Até os 3 anos, a criança provavelmente já terá 20 dentes de leite.

Durante o processo de dentição, alguns bebês podem ficar mais agressivos por causa da dor e do inchaço que as gengivas apresentam. É importante estar atento a esses sintomas, pois eles podem aparecer em cerca de três a cinco dias antes do nascimento do dente. Além dos dois principais, o bebê também pode apresentar outros sintomas, como:

  • Chorar ou choramingar mais do que o comum.
  • Vermelhidão e dor na gengiva, no local onde o dente vai nascer.
  • Bochecha mais corada.
  • Babar mais do que o usual.
  • Roer e mastigar muito as coisas.
  • Irritabilidade e mau-humor.
  • Se recusar a comer e beber.
  • Acordar mais vezes durante a noite.
  • Pequeno sangramento da gengiva, no local onde o dente deverá nascer.

Ao perceber os sintomas, os papais podem fazer algumas coisas para aliviar os incômodos do bebê. Uma boa forma de aliviar a situação é fazendo uma massagem na gengiva com o dedo. Além disso, oferecer objetos como anéis de dentição, chocalhos e outros brinquedos flexíveis e que não ofereçam riscos, podem ser uma ótima forma de aliviar a dor e a coceira. Em casos extremos, o bebê pode ser levado ao pediatra para receitar algum medicamento que ajude a aliviar o incômodo.

Cuidados importantes

Assim como nós adultos cuidamos da nossa saúde bucal, também é importante estender esse cuidado para os bebês, principalmente durante o período de nascimento dos primeiros dentinhos. Algumas dicas que você pode incorporar na sua rotina são:

  • Mamar no peito, pois ajuda no desenvolvimento.
  • Limpar com um tecido macio e umedecido.
  • Com a presença de mais dentes, passar a fazer a escovação sem a pasta de dente.
  • Sempre fazer a limpeza após a ingestão de alimentos e medicamentos.

Respondendo as principais dúvidas

Durante o processo de nascimento dos primeiros dentinhos podem surgir muitas dúvidas. Vamos te ajudar respondendo algumas das perguntas mais importantes.

Mamadeira, chupeta e chupar dedo podem atrapalhar o nascimento dos primeiros dentinhos?

É possível. Esses hábitos podem entortar os dentes e até a arcada dentária.

Mordedores ajudam os dentes a crescer mais rápido?

Não. O mordedor ajuda a confortar o bebê durante o processo de nascimento dos primeiros dentinhos, quando a gengiva está mais sensível.

Quando é recomendado usar pasta de dente?

O ideal é que ela seja usada quando o bebê tiver todos os dentes de leite. E lembrando que, durante a infância, deve-se usar a pasta infantil, que tem a quantidade apropriada de flúor.

Com qual frequência o bebê deve ir ao dentista?

Isso varia de família para família, mas é importante que o bebê vá ao dentista para acompanhamento principalmente durante o nascimento dos primeiros dentinhos para ter todas as orientações necessárias. Essas consultas, principalmente quando a criança está crescendo, são importantes para aprender a fazer a escovação da forma correta, usar o fio dental, entender qual a escova e a pasta de dente adequadas para a idade da criança.

Durante esse processo de nascimento dos primeiros dentinhos, os bebês podem babar mais do que o normal. Você pode ter uma ajuda com isso usando os babadores fofos que você encontra na Yuk’s clicando aqui!

Gostou do texto? Compartilha com aquela mamãe ou papai que também está passando por essa fase! E aproveita pra seguir a gente nas redes sociais e conferir mais dicas.

X
viewup