Hoje vamos falar um pouco daquilo que todo mundo ama: diversão! Quem não sente aquele gostinho de nostalgia lembrando das brincadeiras de criança que a gente fazia quando era pequeno?! E a gente sabe que quando vem os filhos, ficamos loucos para dividir essa diversão com eles e passar para frente as tradicionais brincadeiras da família. Dá uma olhada nas brincadeiras, que a gente resgatou de muitos anos atrás, que vão divertir muito os pequenos! E o melhor: algumas você pode fazer na sua casa, com todo o conforto e segurança que sua família precisa.

Para brincar com pouca gente

Principalmente no momento de pandemia que estamos enfrentando, é legal ter algumas brincadeiras de criança que podemos curtir com os pequenos e que dependem de pouca gente para participar.

Amarelinha

A tradicional brincadeira de pular as casas até chegar ao céu com certeza já divertiu muita gente. Normalmente, a amarelinha é desenhada no chão com giz. Mas existem tapetes antiderrapantes que podem ser usados sem “estragar” o chão. Você também pode marcar o chão com fita adesiva, caso não danifique o piso.

Bola de gude

Com certeza essa foi uma brincadeira muito marcante na infância de muita criança. Além da tradicional brincadeira de bater a sua bolinha de gude na do adversário, para ganhar pontos ou pegar a própria bolinha dele, também é possível criar muitas outras brincadeiras, como a Cinco Marias, em que você tem que fazer malabarismo com as bolinhas de gude.

Cama de gato

Essa brincadeira de criança é um desafio até para os adultos! Nela, você deve passar entre os dedos um cordão, barbante ou elástico, que tem as pontas ligadas e que deve se desmanchar com um único lance. O legal é fazer a cama de gato de um jeito que seja desafiador para desfazer.

Para juntar a galera (brincadeiras de crianças com amigos)

E quando tem festa de aniversário ou festa de família com aquele monte de criança? É um desafio entreter todos os pequenos. Para isso, sugerimos aqui algumas brincadeiras de criança que eles vão se divertir por muito tempo (e gastar energia também, o que é muito importante)!

Batata Quente

Essa brincadeira segue o mesmo princípio da adoleta. Mas, ao invés de bater nas mãos, as crianças passam de mão em mão um objeto, que não precisa ser necessariamente uma batata. Uma das crianças fica vendada repetindo “batata quente, quente, quente…” enquanto o objeto passa. Quando ela falar “queimou”, a pessoa que está com ele troca de lugar com a criança vendada, recebendo a venda e ficando responsável por falar “batata quente”.

Corre cotia

Nessa brincadeira, todas as crianças tapam os olhos. Uma das crianças, de olhos abertos, anda em volta e deixa um lenço atrás de outra criança. Quem estiver com o lenço atrás de si, tem que se levantar, correr atrás de quem jogou o lenço e pegá-lo antes que ele consiga se sentar. Se conseguir pegar, quem foi pego deve fazer o processo de novo; se não conseguir pegar, ela quem deve colocar o lenço atrás de outra criança.

Cabo de guerra

Essa brincadeira de criança é muito boa para ensinar o trabalho em equipe! As crianças devem se dividir em duas equipes e cada time tem que puxar a corda para o seu lado. Ganha aquela equipe que conseguir puxar a corda toda e derrubar o outro time.

Brincadeiras de crianças mais velhas

A medida que as crianças vão crescendo, encontrar uma brincadeira para passar o tempo pode ser um grande desafio. Ainda mais nos tempos tecnológicos em que vivemos. Uma boa forma de passar o tempo em família e estimular os mais velhos a participar, é com brincadeiras de criança que ajudem a exercitar o cérebro e a criatividade.

Adedanha / Stop

Essa é uma brincadeira de criança que diverte muitos adultos também. Ela consiste em listar alguns tópicos e, a cada rodada, os participantes preenchem todos os tópicos com a letra sorteada. Mas precisa ter raciocínio rápido, porque quando três pessoas acabam e falam “stop”, os outros participantes devem parar de escrever e comparar as respostas. Ganha quem fizer mais pontos no final de todas as rodadas. O legal dessa brincadeira é que ela não enjoa, porque você pode sempre colocar tópicos diferentes quando forem começar a jogar. Vale colocar algumas coisas que fazem parte da vida das crianças, para que elas se interessem mais em jogar. Por exemplo: jogos, livros, filmes, artistas, etc.

Forca

Esse é um clássico e pode ser jogado por duas até quantas pessoas você quiser! Enquanto uma pessoa escolhe a palavra e desenha um tracinho para cada letra, a outra deve tentar acertar qual a palavra, falando qual letra acredita que ela tenha. A cada letra errada, é desenhada uma parte do corpo do bonequinho na forca. Você perde quando o bonequinho fica completo, e ganha quando acerta a palavra.

Mímica

Essa brincadeira de criança é outra que os adultos se divertem muito! Se você não tem um jogo que tenha o guia para a mímica, você pode improvisar em casa mesmo, escrevendo diversos temas em pedaços de papel. Em seguida, é só embaralhar todos e, a cada rodada, a pessoa que for fazer a mímica tira um papelzinho com o tema. O objetivo é fazer com que os outros participantes acertem qual é o tema. Você pode jogar no estilo “todos contra todos” ou com dois times, para ver quem acertou mais no final.

Gostou das dicas? Para não perder nada do que a gente mostra por aqui, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X